Orações: 15 98811.8923

Jesus e as mulheres

Jesus e as mulheres
14/04/2020 às 07:04

Sim Jesus conviveu, caminhou, serviu a elas, ensinou, cuidou e foi cuidado por mulheres ao longo do seu ministério encarnado como um de nós. Para Ele, de fato, não havia diferença entre os gêneros e, com naturalidade ele nos ensinou sobre isso.

Lucas 13. 10-17. O evangelho de Lucas é o único que narra da cura dessa mulher. Jesus estava ensinando na sinagoga em um sábado e no meio da multidão havia uma mulher com uma doença que já durava dezoito anos; ela andava encurvada e não conseguia ficar ereta de maneia alguma. Sua doença, segundo o próprio Jesus era uma obra do Satanás. Durante dezoito anos aquela mulher frequentou a sinagoga e ninguém pode, ou simplesmente quis, fazer algo por ela. Mas, aquele sábado foi diferente. Jesus estava no lugar. Sabemos que quando Jesus se faz presente coisas maravilhosas acontecem. Isso não depende de sexo, classe social ou qualquer outra coisa. Depende só da graça de Deus manifestada em nossas vidas por meio de Cristo. Hoje, dia das mulheres quero refletir com os irmãos sobre a relação de Cristo com as mulheres e como isso pode abençoar a vida de todos nós.

Jesus viu a mulher
Versículo 12. Quando Jesus a viu…
As mulheres na sinagoga ficavam nos últimos lugares. Elas não adoravam junto com os homens, havia uma cortina que separava homens e mulheres. Com isso podemos pensar um pouco sobre como a humanidade cria divisões. Me parece que a humanidade está muito mais preocupada em dividir as pessoas em pequenos grupos do que em promover ajuntamento do povo. Mas, aquela divisão não podia dificultar a visão de Cristo. Ele viu a mulher e a chamou para perto dele. Como tantas outras vezes fez por outras pessoas, o Senhor promoveu cura para aquela vida. Se falta a nós capacidade de enxergarmos uns aos outros, sejam homens ou mulheres, como necessitados da graça imerecida de Deus, fica claro que precisamos ser curados para que possamos ver uns aos outros como semelhantes.

Jesus tocou com respeito à mulher
Versículo 13. Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireitou e começou a louvar a Deus.
Apertos de mãos, abraços, acolhimento tornaram-se coisas perigosas e,
preferencialmente evitáveis. Transformamos um balsamo de cura em arma de ataque, intimidação, assédios. Há muitos que não conseguem enxergar a possibilidade de amizade respeitosa entre homens e mulheres. Acreditam que toda aproximação entre um homem e uma mulher tem que ser carregada de intenções sensuais. Nos reduzimos a meros objetos de desejo carnal. Nos tempos de Cristo os homens não tocavam as mulheres porque essas poderiam contamina-los por conta da menstruação. Não conversavam com as mulheres porque não acreditavam que elas tinham algo de bom para acrescentar. Não davam educação para as mulheres porque acreditavam que elas não tinham capacidade intelectual. Não davam espaços dignos para elas na religião, dentre outros motivos, porque acreditavam que Deus falava apenas com os homens. Passamos dois mil anos, nossas crenças e concepções, não deveriam ter mudado completamente. Quando lemos a Bíblia do seu início ao fim, fica bem nítido que a compreensão que as pessoas tinham de Deus e de como Ele se relacionava com elas foi crescendo. Deus foi se revelando mais e mais. Bem, não deve ser diferente nos nossos dias. Nossa compreensão da relação com Deus deve ser mais abrangente do que a dos nossos irmãos do passado. Se há dois mil anos, Jesus estava ensinando que pode existir respeito no toque entre homens, mulheres, crianças, essa deveria ser uma ideia completamente elaborada em nossas mentes e relações.

Jesus deu um lugar de pertencimento à mulher
Versículos. 15 Então o Senhor respondeu:— Hipócritas! No sábado, qualquer um de vocês vai à estrebaria e desamarra o seu boi ou o seu jumento a fim de levá-lo para beber água. 16 E agora está aqui uma descendente de Abraão que Satanás prendeu durante dezoito anos. Por que é que no sábado ela não devia ficar livre dessa doença?
Será que a vida humana vale mais que a vida de um animal? Com todo o
respeito a quem ama seus pets, como eu amo minhas cachorrinhas, mas, a vida humana vale mais que a vida de um animal. Não quero criar polêmicas. Não estou defendendo torturas, em qualquer espécie aos animais. Não estou nem questionando a quem entende que seus bichos são tão importantes quantos os filhos humanos. A conversa não é essa. Mas, se para muitos a vida animal tem suma importância, a vida humana deve minimamente ter valor igual. Menor jamais. Jesus está dizendo isso àquelas pessoas: No sábado, qualquer um de vocês vai à estrebaria e desamarra o seu boi ou o seu jumento a fim de levá-lo para beber água. 16 E agora está aqui uma descendente de Abraão que Satanás prendeu durante dezoito anos. Por que é que no sábado ela não devia ficar livre dessa doença?
Jesus questiona até mesmo o pertencimento quando diz que a mulher é
descendente de Abraão. Foi como se Cristo dissesse: “Essa mulher é uma de
nós. Ela tem pertencimento a um povo. É nossa prima, nossa irmã, poderia ser mãe. Vocês não estão percebendo que estão ignorando isso?” Ele defende que ela é uma pessoa, é humana, faz parte do povo e que isso, não poderia em hipótese alguma, deixar de ser levado em conta. Quando Jesus diz que eles são hipócritas (fingidos) me toca bem fundo no coração como se Jesus estivesse perguntando: “Onde está seu amor, seu respeito, sua empatia? Onde está Meu reflexo em você? Por que você não consegue ver as pessoas como alvo da minha graça?

Poderíamos passar dias, vendo do Gênesis ao Apocalipse o quanto Deus ama as mulheres, tanto quanto ama aos homens, as crianças, os anciãos. Qualquer comportamento que aja diferente disso está errado e, não se
justifica. Qualquer pessoa pode pesquisar e descobrirá os assustadores números da violência contra as mulheres nos Brasil. Não tenho nenhuma dúvida de que todos nós conhecemos casos de violência contra a mulher bem próximo de nós. Espero em Deus que entre nós, não exista algum homem que acredita que a mulher é um objeto de pertencimento do homem e, que esse pode fazer o que bem entende. Espero mesmo. Se houver, que Deus o liberte dessa maldade. Homens cristãos, é responsabilidade nossa enxergar através do véu dos preconceitos e trazermos as mulheres para o lugar onde Cristo as convidou para estar, que o lugar em que caminhamos juntos, lado a lado, abençoando e cuidando uns dos outros. Há uma mulher para quem podemos ter olhares sensuais, nossa esposa. A todas as outras mulheres devemos tratar com amor e respeito, semelhante ao que dedicamos às nossas mães e filhas. Quando
tocarmos algum mulher, que esse o que seja como o toque de Cristo, um toque que sara feridas.

Imagem de avatar do autor Admin
Autor da publicação

Admin

Comentários