Orações: 15 98811.8923

A Bíblia – O Norte que nos orienta

A Bíblia – O Norte que nos orienta
03/04/2020 às 08:04

2 Timóteo 3:16,17. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

O norte é a referência mais significativa no que diz respeito à localização, orientação e caminhos. As bussolas indicam sempre o norte e, a partir dessa referência, sabemos onde está o Sul, o Leste e assim por diante.  Esse conceito de Norte é tão forte em nossa cultura que virou sinônimo de orientação em várias outras áreas. Por exemplo, quando não sabemos que decisão tomar, buscamos alguém ou algo que nos ofereça um “norte”, um direcionamento. Ou quando estamos em equipe e esperamos que o líder nos aponte o “norte”, no sentido de alvo, meta ou objetivo maior. Não é à toa que o verbo Nortear tem como sinônimos, segundo o dicionário online de português, “conduzir”, “dirigir”, “encaminhar”, “guiar”, “orientar”. Em todos os momentos da vida somos norteados por princípios, valores, crenças, experiências, circunstâncias, pessoas, ambientes, etc.

                Pois bem, como cristãos, nós temos um Norte bem definido, Cristo, nosso alvo. E para nortear nossa vida, a Bíblia. A palavra de Deus e revelação única dos propósitos de do Criador para o mundo. Como cristãos também estamos sujeitos às circunstâncias, às pessoas ou as experiências boas ou ruins, nesse sentido somos iguais a qualquer um. A diferença é que nenhuma dessas influências assume o lugar do Norte nas nossas vidas, não muda o rumo que estamos seguindo, mas pelo contrário, a forma com que passamos pelas experiências, convivemos com as pessoas, desenvolvemos valores e princípios já são conduzidas pela orientação que recebemos de Deus através da Bíblia.

                A Bíblia não é apenas o livro da religião cristã, que apenas é lida em rituais e momentos especiais. Ela é o alicerce que sustenta toda a vida dos cristãos. Sim, toda a vida, não apenas o aspecto religioso. Pense na vida como uma casa onde cada cômodo representa uma área da vida. Um quarto para profissão, outro para a família, outro para as amizades, outro para lazer, outros para educação e assim por diante. Em qual cômodo estaria guardada a Bíblia? Seria no quarto da religiosidade? Não, a bíblia estaria no alicerce da casa, nas suas colunas e vigas sustentando todos os cômodos e mantendo todos em perfeita condição de funcionamento.

                Por isso esse livro não pode ser usado uma vez por semana e esquecido o restante do tempo, afinal de contas, todos os dias estamos envolvidos em decisões, escolhas, conversas. Somos tomados por desejos, sonhos, pensamentos, sentimentos. A Bíblia deve fazer parte da vida como um todo influenciando profissionais, pais, mães, filhos, amigos, estudantes, crianças, adultos, vovôs e vovós.

                Como ser humano é comum acreditar que já sabemos o caminho e não precisamos recorrer a nada e nem a ninguém para nos orientar. Contudo, conforme conhecemos a Deus e nos aproximamos Dele, nossa fragilidade fica mais e mais evidente e percebemos o quanto precisamos de orientação, o quanto precisamos de um Norte.

Não precisamos nos perder para, então, recorrer à orientação de Deus. Ele já deixou disponível a nós em muitas línguas e em muitas versões a melhor orientação que podemos ter para alcançar nosso alvo. Faça da Bíblia o seu Norte e deixe o Espírito Santo te conduzir a Cristo todos os dias.

Seminarista Samuel Antunes de Oliveira

Imagem de avatar do autor Admin
Autor da publicação

Admin

Comentários