Guiados pelo Espírito
Ser um filho de Deus significa ter a presença constante do Espírito Santo. Não apenas é uma companhia, mas exerce o Senhorio das suas vidas.
14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes um espírito de escravidão para vos reconduzir ao temor, mas o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!16 O próprio Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. 17 Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, se é certo que sofremos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
O capítulo 8 de Romanos tem como tema principal a vida no Espírito. Esse Espírito Santo que nos liberta do domínio do pecado, nos dá vida, e faz de nós sua habitação, testifica em nossos corações que somos filhos de Deus. Também nos ajuda em em nossas fraquezas.
Pela ação do Espírito em nós, podemos tomar consciência de que não somos mais presos aos nossos desejos ao ponto de sermos controlados por eles e, não conseguirmos exercer nenhuma contrapartida de dominação sobre eles. Somos livres para fazer boas escolhas e para assumirmos nossas responsabilidades.
O Espírito Santo nos capacita a viver essa novidade de vida. Ele é quem nos conduz à santidade. Se o Espírito está conosco, Cristo está em nós. com isso, a alma está viva para Deus e tem começado sua santa felicidade que durará para sempre.
Filhos de Deus
O também que se nota de imediato é a referência, em cada um dos quatro versículos, ao povo de Deus como sendo filhos. Além disso, percebe-se que em cada um deles essa condição privilegiada tem a ver com a ação do Espírito Santo.
João no primeiro capítulo de seu evangelho afirma que aqueles que creem es Cristo foram feitos filhos de Deus. Essa filiação está profundamente firmada na obra de Cristo.
O Pai ordenou, o Filho realizou, o Espírito executa os benefícios dessa obra em nossas vidas. Ninguém se sente filho de Deus por si, mas é o Espírito quem traz essa certeza de fé na vidas dos cristãos.
Guiados pelo Espírito
Paulo faz uma afirmação muito impactante quando diz que somente aqueles que são guiados pelo Espírito é que são filhos e filhas de Deus.
A esses filhos e filhas é concedido (1) um relacionamento especial, íntimo e pessoal com o Pai celestial; (2) acesso amplo e imediato a sua presença através da oração e; (3) participação em sua família no mundo todo.
A presença do Espírito em nós resulta em uma mudança nas nossas relações com Deus, uma mudança na qual o Senhor tomou a iniciativa. Ela nasce da presença renovada do Espírito Santo dentro dos nossos corações.
Com isso os filhos são levados a pensar, falar e agir em conformidade com a Palavra de Deus.
O Espírito Santo não apenas habita em nós e nos capacita a triunfar sobre o pecado, mas também nos toma pela mão e nos conduz pelo caminho da obediência. Ele nos toma pela mão e nos guia por vales, florestas, montanhas e desertos da vida nos conduzindo ao destino desejado por Deus.
O Espírito nos guia, assim como (1) um pastor “conduz” as suas ovelhas; (2) ou como Deus “conduziu o seu povo pelo deserto” por meio de Moisés; (3) ou como Jesus que “caminhava na frente de seus discípulos”.
Isto significa que o Espírito Santo possui condição de Senhor sobre aqueles que por Ele são guiados. Um senhorio cheio de docilidade, respondida pelos filhos de Deus com obediência de coração.
Conclusão
Na cultura romana, a pessoa adotada perdia todos seus direitos em sua família anterior e ganhava os direitos de um filho legítimo em sua nova família. Passava a ser um herdeiro das posses de seu novo pai.
Do mesmo modo, aqueles que creem em Cristo deixam de ser herdeiros das conquistas seculares para serem coerdeiros de Cristo em todos os privilégios dos filhos de Deus. Um destes privilégios notáveis é receber a direção do Espírito Santo.
Pode acontecer que algumas vezes não sintamos que pertencemos a Deus, mas o Espírito Santo é nossa testemunha. Sua presença em nos recorda quem somos, e nos anima com seu amor divino.
Tenho visto muitas pessoas e, também experimentado nesses dias a instabilidade. Instabilidade que tem afetado quase, senão todos, aspectos de nossas vidas.
Perguntas como: O que vai acontecer? Onde isso vai parar? E, depois disso, como será? E, tantas outras, se fizeram comuns. Perguntas que em sua maioria e na maioria das vezes recebem respostas evasivas ou sequer recebem respostas.
A maneira mais segura que temos para atravessar esse tempo é sendo guiados pelos Espírito. Precisamos crer que tal como a obra de salvação realizada por Cristo foi total e efetiva, que também a orientação do Espírito é total e eficaz. Algo que traz algum conforto quando temos medo é sentir alguém segurando nossa mão, deixando claro que não estamos sozinhos. Agora, precisamos caminhar passo a passo, dia a dia, certos de que nossas mãos estão firmemente seguras pelo Espírito Santo de Deus, que nos guiará em todo o caminho.
Pastor Marcelo Cianelli